Daniel Santos

Meta, tira a mão dos meus dados

Quem me conhece sabe que já tem um bom tempo que eu não uso Facebook, simplesmente porque — discussões filosóficas e de posicionamento à parte — eu simplesmente não consigo enxergar a utilidade dessa plataforma.

Mas eu tenho uma conta no Instagram. Com meu filho mais velho morando no Japão, o aplicativo é uma das maneiras de nos mantermos conectados, já que ele publica alguns posts lá, ocasionalmente. Além disso, como todo bom pai deve fazer (eu acredito, ao menos), recebo via Instagram os milhares de reels que meu filho mais novo compartilha comigo diariamente, aos quais assisto sem perder nenhum que seja.

E por conta de ter usuário criado na ferramenta, eis que recebo ontem um e-mail da Meta, sobre “como a empresa deverá usar as minhas informações à medida que expandir sua IA”.

Foi quando meu alerta soou 🚨 — vejamos um trecho do e-mail que eu recebi, com alguns trechos que eu quero destacar:

[...] queremos que você saiba que usaremos suas informações públicas no Facebook e no Instagram com base no legítimo interesse. Nós faremos isso para desenvolver e melhorar modelos de IA generativa para os recursos e as experiências da IA na Meta. Você tem o direito de se opor ao uso de suas informações para essas finalidades.

Que plataformas gratuitas usam nossos dados à torto e à direito, não é novidade pra ninguém. Afinal, não existe almoço grátis nessa vida, e se não estamos pagando pelo produto, é porque, quase com 100% de certeza, o produto somos nós. Legal da Meta “me avisar”, portanto, que vai usar minhas informações, porém, “[...] com base no legítimo interesse."

Interesse legítimo deles. De explorar meus dados. Ao que, felizmente, eu tenho direito de me opor. O e-mail em questão tem um link nessa parte, que me leva para o site do Instagram. Mediante login e senha, sou levado a uma tela onde posso registrar minha oposição quanto ao uso das minhas informações para alimentar a IA na Meta.

IMG_7783

Rolando essa tela para baixo você pode até escrever algumas considerações do porquê deseja discordar do uso, mas isso é opcional. Se seu e-mail está correto, basta apertar o botão, o que vai exibir um popup, explicando que, a partir de agora, minha oposição será respeitada, e que meus dados não farão parte do conjunto de dados que será usado para o desenvolvimento e o aprimoramento da lA da Meta. Ufa.

IMG_7784

Um e-mail de follow-up também foi enviado pela Meta. Nele, a empresa afirma que vai atender ao meu pedido de oposição ao uso das minhas informações públicas, como publicações e comentários públicos. Espero que isso seja algo que eles honrem, pois com big techs nunca se sabe, não é mesmo?

IMG_7787

Os meus (esparsos) comentários e as minhas (raras) publicações podem até ser públicos, mas ainda assim, são meus. Por isso a oposição. Afinal, eu sou o chato que reclama de ter que dar o CPF na farmácia.

Mas se você também preza pela sua privacidade, procure este e-mail na sua inbox, e tome as mesmas providências que eu. Mas se a empresa do tio Zuck vier fazer graça no futuro e usar meus dados mesmo assim, aí será mais uma conta cancelada.

#português #privacidade