Daniel Santos

Esperando pelo George R. R. Martin

IMG_7658

Me dei a liberdade de tirar alguns dias de férias durante o mês de junho e nisso fomos visitar a família da minha esposa. Um dia estava conversando com minha cunhada a respeito de seriados e ela me fez uma pergunta completamente normal, mas que eu não respondia já há algum tempo.

— Você assistiu Game of Thrones?

A resposta é simples: assisti apenas a primeira temporada e parei, em seguida. E a razão é muito simples: estou esperando a boa-vontade do George R. R. Martin de terminar de escrever todos os volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Eu sei, sou teimoso. George já é conhecido por não conseguir respeitar os prazos estimados de lançamento de seus livros, e todos eles atrasaram no passado — seu universo é tão rico em detalhes e personagens que ele mesmo já admitiu se perder no que escreve. A série de TV da HBO, Game of Thrones, por exemplo, começou e terminou, seus 73 episódios lançados entre 17 de abril de 2011 e 19 de maio de 2019, tendo ido ao ar durante 8 anos, 1 mês e 3 dias. Desde o término da série até hoje, outros 5 anos, 2 meses e 27 dias adicionais passaram. Ou seja, são 13 anos e 4 meses, aproximadamente, com nenhum livro novo lançado pelo autor!

Mas eu simplesmente não quero ver a série sem terminar os livros antes. Se não por qualquer outro motivo, pelo simples fato de acreditar cegamente que o que os autores escrevem em obras de fantasia épicas como essa é sempre melhor do que qualquer adaptação audiovisual. E a história de As Crônicas de Gelo e Fogo é sensacional.

George R. R. Martin tinha 62 anos quando publicou o quinto volume da série, A Dança dos Dragões. Ele prometeu mais dois volumes para concluir a sua saga, The Winds of Winter e A Dream of Spring, e ainda acho possível acreditar que pelo menos um deles venha a ser publicado enquanto ele estiver vivo. O problema é o que deve ocorrer a partir do momento em que ele vier a falecer.

Ao contrário de Robert Jordan, que escreveu a enorme — em tamanho e grandiosidade — saga de alta fantasia A Roda do Tempo, ficou gravemente doente enquanto escrevia em 2005 e tomou providências para que outro escritor (neste caso, Brandon Sanderson) terminasse sua obra com anotações que ele deixou escritas para guiar o contexto geral, e com isso permitiu que mais 3 romances fossem escritos, George R. R. Martin já deixou claro que não deseja que ninguém conclua sua saga caso ele venha a morrer antes de terminar de escrever, além dele próprio. Essa foi uma declaração dada em 2011 e as coisas sempre podem mudar, mas por ora ou ele termina a obra ou ela permanecerá inacabada para sempre.

É fato que não temos a capacidade de dizer o que ocorrerá no futuro. No entanto, para mim, a coisa é bem simples: ou ele termina a série com mais dois ou três volumes de história, e revela tudo o que ainda está por vir, acalmando os anseios dos fãs, ou ele não termina a série, e milhões de pessoas que aguardam ansiosamente por um desfecho para cada um dos personagens do rico universo criado pelo autor ficam órfãs para sempre.

IMG_7659

Seja qual for o caso, somente depois que um desses cenários se confirmar eu assistirei ao restante de Game of Thrones. Até lá, não me importo de estar num paradoxo temporário pois, baseado no final de A Dança dos Dragões, posso acreditar que Jon Snow está, por ora, tanto vivo quanto morto, se tornando “Jon Snowdinger”.

#leitura